Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Fascismos antigos em tempos pós-modernos



As coisas estão a endurecer p'rás bandas da Atlinésia de Suharto João. Acolitando o Shuarto him self, ali (h)a latas (e topete) entre os seus indefectíveis que ousam o que nem Salazar se admitia, a arrogância e a prepotência descarada. Além da obediência estranha e espúria de um corpo policial acrítico e a merecer uma imediata suspensão de serviço seguida de inquérito rigoroso. Salazer, seminarista polido, teria tido o decoro (por mais cinico que fora) de dizer algo como valha-me deuj, Shenhor Coelho, o Shenhor não nos deija inixiar a sexão xolene e temo que já terão que vir as polixias para o  expulxar da sxala e restabelexer a ordem, acrescentando mais tarde em comunicação oficial que xe xe interxeta a actividade de um elemento xubverxivo, mais que aoj políticoj ou ao prejidente do conxelho, meros menbroj da xoxiedade xevil, às polixias que jelam pela xegurança de todoj, xe impunha restabelexer a ordemO poder Atlinésio (Setembro costuma marcar o princípio do fim destes regimes, irá este começar a cair já em Setembro?) dispensa estas subtilezas políticas. Fazendo jus à tradição ou acompanhando as tendências daquelas coordenadas geopolítcas (as àfricas ali tão perto, as américas armadas e latinas um pouco mais a oeste), demonstra poder (armado) e impõe o domínio pelo medo tácito. Admito que mostrar no parlamento, como acusação imperativa, a cruz suástica, terá sido um pouco exagerado. Mas não exageraria o deputado Coelho se o(s) confrontasse com a a cruz Suhartica.
A caminho do ano da graça de 2020, impera na Madeira, com a cumplicidade dos políticos da república, um regime idêntico ao de Gertúlio Vargas, com uma diferença: Este gertulianismo não cairá por acção dos de lá, mas sim quando os laranjas de cá [1] deixarem de lhe prestar os vergonhosos apoio e vassalagem.
[1] - Não tem nada que ver com laranja PSD. Veja-se qual é a imagem de laranja no Brasil...
Sobre a imagem: terá o jovem, musculado, proficiente e muito proactivo agente da PSP a noção de que ao levantar várias vezes no ar este Deputado da Nação, devolvendo-o depois ao chão em arremesso, terá a noção, digo, de que cometeu a heroicidade de arremessar cerca de 50 mil cidadãos portugueses, tantos quantos os que elegeram o deputado?...
E sobre isto, que pensam fazer não sá esses cerca de 5o.000 mil mas também os milhões de portugueses quesão soberanos de uma democracia e não um qualquer sistema oligárquico musculado?...

E o que vão fazer os políticos com responsabilidade governativa, incluindo o Sr Ministro da Administração Interna, o tal que sabia que viria a ser ministro mactarde ou macedo??? 

O Ardina

Sem comentários:

Enviar um comentário