Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

Eu procuro, Tu não encontras, ele não encobre...

https://observador.pt/2019/12/05/procurador-acusado-de-ajudar-traficante-de-droga-a-sair-da-prisao/

"Procurador acusado de ajudar traficante de droga a sair da prisão

Magistrado do Ministério Público de Lisboa terá ajudado líder de grupo de tráfico de droga com saídas precárias" e reduções de pena de prisão, a troco de dinheiro. Recluso planeava fugir do país.


Rita Porto
 . 05 dez 2019, 11:23





▲O procurador do Tribunal de Execução de Penas de Lisboa ajudaria o traficante a troco do dinheiro

Um procurador do Tribunal de Execução de Penas de Lisboa está a ser investigado pela Polícia Judiciária por ajudar um traficante de droga a sair mais cedo da prisão. O plano seria, após a saída da prisão, fugir para o Brasil.

De acordo com o Jornal de Notícias (JN), que avança com a notícia, o inquérito contra magistrado Carlos Figueira começou no ano passado. Em 2018, o Ministério Público de Sintra estava a investigar um grupo de traficantes de droga, que introduzia cocaína em Portugal a partir do porto de Sines. A investigação ao procurador surgiu a propósito deste caso."

O Procurador por sua vez diz que..." só manteve conversas com dois dos arguidos que o MP do Departamento de Investigação e Ação Penal de Sintra acaba de acusar de corrupção ativa, Pedro Baleizão e o advogado Ricardo Alves, “para não ser mal-educado”e é plausível esta possibilidade. Ainda assim, não é possível não sentir uma enorme inquietação e reserva face ao estado da justiça...

quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

...e nós sem  um Shakespeare ou um Gil Vicente que nos "assista"...

"Juiz Rui Rangel foi demitido da magistratura - Rui Rangel foi esta terça-feira expulso da magistratura pelo Conselho Superior da Magistratura, devido ao seu envolvimento no processo criminal Operação Lex. A ex-mulher, a juíza Fátima Galante, foi sancionada com aposentação compulsiva.




O juiz Rui Rangel foi esta terça-feira demitido da magistratura pelo Conselho Superior da Magistratura (CSM), devido ao seu envolvimento no processo criminal Operação Lex. A juíza Fátima Galante, ex-mulher de Rui Rangel e também arguida no mesmo processo, foi sancionada com aposentação compulsiva.

A decisão de expulsar o magistrado - que assim fica sem direito a receber pensão - foi tomada por maioria dos membros do plenário do Conselho Superior da Magistratura com um voto vencido, revela um comunicado do CSM.

O CSM informa que "as penas disciplinares referem-se a factos praticados no exercício de funções conexos com matéria criminal ainda em segredo de justiça", referindo-se à Operação Lex. "Mantendo este processo disciplinar autonomia face à matéria criminal, porque os factos estão estritamente ligados, não pode o Conselho Superior da Magistratura divulgar neste momento a matéria concretamente apurada nestes ilícitos", acrescenta a nota do órgão que supervisiona os juízes."