Pesquisar neste blogue

domingo, 24 de dezembro de 2017

Segurança Social ou AT II, i.e., outro 'Instituto da Contribuição Coerciva'?

PROCIDADE

Segurança Social (Instituto de Segurança Social), noutros tempos conhecida por Caixa de Previdência, estando cada vez mais longínqua dos desígnios com que foi criada no sec. XIX, desde pelo menos o início deste século (XXI) já deveria ter mudado de nome e de sigla (ou acrónimo): 


    Em vez de ISS/IGFSS, deveria ser ICC-ABI/bIPSS, o Instituto da Contribuição Coerciva -Alegando Boas Intenções/em Benefício do Sector Social Particular/Privado (ou dos “verdadeiros beneficiários da Seg. Soc."




    Nestas duas últimas décadas, esta Cáritas Diocesana (semi) Laica para ricos vem enriquecendo discricionária e arbitrariamente uns quantos - todos pares e ou parentes-próximos de quem manda - no mesmo ritmo em que sonega e posterga aqueles que deveriam ser contemplados por esta antiquíssima  instituição mutualista que nunca foi criada para o - nem deu legitimidade ao - Estado, enquanto Administração Central.


    As sucessivas mudanças de nome das Associações de Socorros Mútuos criadas no séc. XIX serviram para encobrir/camuflar a mudança de estatuto e o progressivo apoderamento - nacionalização - daquilo que por natureza e princípio é, e nunca deveria deixar de ser, privado. Ao Corporativismo Salazarista foi muito conveniente a Caixa de Previdência, assim como depois fazer dela um Instituto foi muito aos jeito e gosto jeito dos democratas do Pós-25 de Abril (ou será de Novembro?) e por fim o Cavaquismo deu-lhe a feição que tem hoje, a da tal Cáritas Diocesana (semi) Laica que extrai contribuições leoninas (34,5%) ao trabalho privado, dinheiro que depois, ora legal ora de todo ilegal e criminalmente, para para as mãos dos 'Reais' Beneficiários, estes sempre pares ou parentes-próximos de quem manda e nomeia.

    Além da - mais uma - banalização do mal, é uma Robinhoodização reversa: Tirar a muitos com pouco para  - e com discutível legitimidade quando não total ilegalidade relativizada com penas suspensas - criar uns quantos poucos com muito.


Sem comentários:

Enviar um comentário